Jogadores do Palmeiras levantam troféu da Copa Libertadores em Montevidéu 27/11/2021 REUTERS/Agustin Marcarian

A IFFHS (Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol) divulgou nesta quinta-feira (20) o ranking mundial de clubes de 2021. O Athletico, campeão da Copa Sul-Americana na última temporada, ficou na décima colocação, com 252 pontos e na frente de times europeus como PSG e Juventus. Em 2020, o Furacão ficou na 93ª posição.

O ranking da IFFHS é calculado com base nos resultados obtidos por cada time ao longo do ano. A entidade, reconhecida oficialmente pela Fifa, considera campeonatos internacionais e nacionais, colocando pontos e níveis diferentes em cada competição.

De acordo com o site ofical da IFFHS, o objetivo do ranking é estabelecer a melhor equipe do ano, somando todos os pontos obtidos de janeiro a dezembro. Títulos não são considerados.

Campeão da Sul-Americana, o Athletico ganhou pontos pela campanha vitoriosa na Copa: foram 11 vitórias e dois empates. O clube ainda foi vice-campeão da Copa do Brasil.

Palmeiras

Pela primeira vez na história, um clube brasileiro ficou em primeiro no ranking. Em 2021, o Palmeiras foi campeão duas vezes da Copa Libertadores e da Copa do Brasil 2020 (as competições de 2020 terminaram no começo do ano passado). O clube, que era o vice-líder no último ranking, ficou com 322 pontos.

O atual segundo colocado é o Atlético Mineiro, com 313 pontos. A equipe foi campeã do Brasileirão e da Copa do Brasil 2021.

Além do Palmeiras, Galo e Athletico, o Flamengo também está no top-10, ficando na quarta posição, com 289 pontos.

Confira o ranking completo aqui.

Clique aqui e assine

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA