“GAFE” Datena diz que São José dos Pinhais “não é nem cidade, é bairro de Curitiba”; vereadores reagem

16

A Câmara Municipal de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, reagiu, nesta terça-feira (8), ao comentário feito pelo apresentador José Luiz Datena, no programa jornalístico Brasil Urgente (Band), sobre a cidade paranaense.

“Só me fala de que raio de cidade era o secretário! Falem para mim”, pede Datena ao repórter e à direção do programa enquanto a morte do secretário de Segurança de São José dos Pinhais, Ricardo Kusch, é discutida.

“São José dos Pinhais, Datena”, responde o repórter Lucas Martins. Em seguida, o apresentador faz o comentário que repercutiu negativamente entre os moradores e até mesmo os vereadores do município.

O apresentador @DatenaOficial conseguiu despespeitar toda cidade de São José dos Pinhais, e o pior, banalizou um crime ediondo que aconteceu com o Secretário de Segurança! Absurdo! A @tvbandeirantes deveria se retratar com os mais de 350 mil

habitantes!#Datena #RicardoKusch pic.twitter.com/AF90ovo6d4— São José City (@saojosecity) March 8, 2022

“São José dos Pinhais não é nem cidade do Paraná. É praticamente um bairro ali de Curitiba, onde tem o aeroporto“, diz Datena antes de afirmar que a localidade é um “anexo” da capital paranaense.

Em nota, a Câmara Municipal da cidade pertencente à Região Metropolitana Curitiba classificou a afirmação do apresentador como um “equívoco” e destacou que o município “é uma das cidades mais populosas do Paraná, com 329 mil habitantes”.

Além de ressaltar o destaque econômico de São José dos Pinhais, o presidente da Casa, Abilio Arthur Alves, disse que “não é de bom tom referir-se aos municípios brasileiros com minimização de sua importância”.

Internautas também reagiram ao comentário feito pelo apresentador do Brasil Urgente.

“O Datena falou que São José dos Pinhais não é uma cidade, é quase um bairro de Curitiba. QUE AUDÁCIA”, disse uma. “desrespeitou os quase 330 mil habitantes de São José dos Pinhais, chamando-a de bairro de Curitiba. Além de lidarmos com o assassinato de um secretário municipal, temos que lidar com a ignorância de um comunicador. Dia difícil! Urge uma retratação”, disse outro.

Veja o que diz a Câmara Municipal de São José dos Pinhais:
“A Câmara Municipal de São José dos Pinhais vem, por meio desta, agradecer e parabenizar a Rede Bandeirantes por sua cobertura jornalística realizada de maneira competente e com credibilidade sobre todos os temas relacionados ao município, principalmente quanto aos acontecimentos recentes (falecimento do secretário municipal de segurança, Ricardo Kusch).

No entanto, esta instituição não pode se escusar de manifestar sua insatisfação e inquietude quanto ao comentário equivocado proferido pelo apresentador José Luiz Datena sobre a cidade de São José dos Pinhais, no programa Brasil Urgente, exibido em 07.03.

Durante a reportagem sobre o falecimento do secretário, o apresentador referiu-se a São José dos Pinhais como “não é nem cidade do Paraná, é praticamente, ali, um bairro de Curitiba, é onde tem o aeroporto”.

Diante do equívoco de Datena, a Câmara Municipal, em nome dos habitantes da cidade, gostaria de esclarecer que São José dos Pinhais é uma das cidades mais populosas do Paraná, com 329 mil habitantes, o terceiro polo automotivo do país e possui um dos maiores índices de crescimento econômico do estado. Além disso, o município é detentor da marca de segundo maior PIB (Produto Interno Bruto) do Paraná, configurando entre as 50 maiores economias do país, segundo dados de 2019 do Ipardes (nstituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social) e IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Por fim, cabe ressaltar que, independente de valores econômicos, sociais e de relevância no cenário nacional, não é de bom tom referir-se aos municípios brasileiros com minimização de sua importância já que, de alguma forma, todos contribuem para o desenvolvimento do país.”

Clique aqui e assine

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA