O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) iniciou a convocação de mais de 110 mil mesários para trabalhar nas Eleições de 2022. Até o dia 3 de agosto, os nomes dos eleitores escolhidos serão divulgados. Os nomeados farão treinamento de forma on-line, em todo o Estado, e vão trabalhar ou dar apoio em cerca de 26 mil sessões eleitorais espalhadas pelo Paraná, nos dois turnos das eleições deste ano.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, Wellington Emanuel Coimbra de Moura, disse que os interessados em atuar como voluntário nas eleições podem se inscrever até o dia 3 de agosto.

Use as setas para cima ou para baixo para aumentar ou diminuir o volume.
O cadastro pode ser feito pelo site www.tre-pr.jus.br e acessar o Canal do Mesário ou ainda pelo aplicativo E-título.

Use as setas para cima ou para baixo para aumentar ou diminuir o volume.
Conforme o TRE, as convocações são feitas pelo aplicativo WhatsApp, por meio do telefone (41) 3330-8500.

O primeiro turno das Eleições 2022 acontece no dia 2 de outubro e o segundo turno está marcado para o dia 30 de outubro.

De acordo com o TRE-PR, os eleitores convocados têm alguns direitos e vantagens, como dispensa do trabalho pelo dobro dos dias de convocação, sem desconto no salário; vantagem de desempate em concursos públicos da Justiça Eleitoral e em outros concursos públicos, quando previsto no edital; isenção do pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos realizados pelo Estado do Paraná e também horas extracurriculares em universidades conveniadas com a Justiça Eleitoral do Paraná.

O presidente do TRE explicou sobre as horas extracurriculares para os universitários que atuarem nas eleições.

Use as setas para cima ou para baixo para aumentar ou diminuir o volume.
Calendário Eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná divulgou que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida podem pedir transferência temporária de local de votação. Essa solicitação deve ser feita de 18 de julho até 18 de agosto. A habilitação para votar em outra seção pode ser solicitada em qualquer cartório eleitoral dentro do prazo. Para isso, basta apresentar documento oficial com foto e indicar o local de votação de sua preferência.

Esse mesmo prazo (18 de julho a 18 de agosto) também vale para a transferência de eleitores que estão presos provisoriamente e adolescentes internados.

As forças de segurança que estiverem em serviço no dia da eleição também podem solicitar a transferência temporária de local de votação. O pedido deve ser encaminhado à Justiça Eleitoral pelas chefias ou comandos dos órgãos.

Além disso, juízes eleitorais, servidores da Justiça Eleitoral e promotores eleitorais, que vão trabalhar nas eleições, também podem fazer a solicitação para votar em outra seção.

Os mesários e pessoas convocadas para apoio logístico que trabalhem em local ou seção diferente de onde votam também podem pedir a transferência temporária. Esse é um direito garantidos aos mesários, que têm entre 18 de julho até 26 de agosto para fazer esse pedido de transferência.

Clique aqui e assine

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA