Horário de verão vai voltar? O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) recomendou nesta quinta-feira (19) a volta da medida no Brasil.
O governo federal vai avaliar o cenário antes de optar pela volta do horário de verão. De acordo com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, uma decisão deve ser tomada nos próximos dez dias.
Se o horário de verão voltar, a medida valeria ainda para 2024, não necessariamente em todo o verão. Conforme uma pesquisa do portal Reclame Aqui e pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), 54,9% dos brasileiros são favoráveis à mudança nos relógios ainda este ano.
Governo estuda volta do horário de verão no Brasil
Horário de verão vai voltar? Do total, 41,8% dizem ser totalmente favoráveis ao retorno, enquanto 13,1% se revelam parcialmente favoráveis.
Ainda segundo o estudo, 25,8% se mostraram totalmente contrários à implementação; 17% veem com indiferença a mudança; e 2,2% são parcialmente contrários.
O ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira, afirmou que a volta do horário de verão é uma possibilidade real. A medida deve retornar para o melhor aproveitamento da luz natural em relação à artificial e a consequente redução de consumo de energia elétrica no país.