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As rádios desempenham um papel fundamental na comunicação, seja em nível local, regional ou nacional. No Brasil, existem dois tipos principais de emissoras: as comunitárias e as comerciais. Compreender as diferenças entre elas é essencial, especialmente na hora de anunciar seu produto e/ou empresa que buscam atingir seu público-alvo de forma eficaz.

As rádios comunitárias são emissoras sem fins lucrativos, operadas por associações ou fundações locais e operam geralmente na frequência 87,9 FM. Seu objetivo principal é servir à comunidade, promovendo a cultura local, de um bairro, uma vila, disseminando informações relevantes e fortalecendo os laços sociais de uma pequena região. A programação é voltada para temas de interesse da comunidade, como eventos locais, cultura e serviços essenciais.

Em termos de abrangência, as rádios comunitárias possuem um alcance limitado, sempre restrito a um raio de até 1 km a partir da antena transmissora ou até menos. Isso significa que seu sinal cobre bairros específicos da cidade, não alcançando áreas rurais ou regiões mais afastadas. Em Piraquara e Pinhais específicamente, cobre centro e alguns bairros, não atendendo o interior do município, nem cidades vizinhas.

Quanto à veiculação de anúncios, as rádios comunitárias têm restrições significativas. Elas não podem veicular comerciais tradicionais, falar sobre preços ou promover produtos de forma explícita. A legislação permite apenas a veiculação de “apoios culturais”, que são mensagens institucionais sem caráter publicitário direto. Mais o que é “apoio cultural”? Apoio cultural – É a forma de patrocínio limitada à divulgação de mensagens institucionais para pagamento dos custos relativos à transmissão da programação ou de um programa específico, em que não podem ser propagados bens, produtos, preços, condições de pagamento, ofertas, vantagens e serviços que, por si só, promovam a pessoa jurídica patrocinadora, sendo permitida apenas a veiculação do nome, endereços físico e eletrônico e telefone do patrocinador situado na área de execução do serviço.

E, nesse mesmo viés, a administração pública, ou seja Câmara de vereadores e prefeituras, também não poderá atuar como patrocinadora das rádios comunitárias concedendo apoio para o pagamento dos custos relativos à transmissão da programação ou de um programa específico, mediante a divulgação de mensagens institucionais, porque não está abrangida no conceito de “estabelecimentos situados na área da comunidade atendida”, conforme previsão do art. 18 da Lei n. 9.612/1998, e por não cobrir toda a área do município, restingindo o acesso a informação por parte da população.

As rádios comerciais, por outro lado, são emissoras com fins lucrativos que operam para gerar receita por meio da veiculação de anúncios e programas pagos. Sua programação é diversificada, incluindo música, notícias, entretenimento e conteúdo publicitário.

Somos á Poderosa FM não somos á Rádio T

Em relação à abrangência, as rádios comerciais possuem um alcance significativamente maior. Com potências de transmissão superiores, seu sinal pode cobrir cidades inteiras e áreas rurais, alcançando ouvintes em regiões afastadas, como o interior, onde residem agricultores e fumicultores.

Em Piraquara Paraná tem a Poderosa do Brasil cobre todo o Brasil via Satélite, pelo aplicativo , site, basta um sinal de internet, um computador ou um celular, atendendo o mundo digital.

As emissoras comerciais têm liberdade para veicular comerciais tradicionais, falar sobre preços e promover produtos de forma direta. Essa flexibilidade permite que os anunciantes atinjam um público mais amplo e diversificado, potencializando o retorno sobre o investimento publicitário.

Para anunciantes que desejam atingir um público amplo e diversificado, especialmente em áreas urbanas e rurais, as rádios comerciais são a escolha mais adequada. Sua capacidade de alcançar diferentes segmentos da população, incluindo agricultores e fumicultores, é um diferencial significativo.

Além disso, as rádios comerciais possuem índices de audiência mais elevados, o que significa maior exposição para os produtos ou serviços anunciados. Institutos especializados medem a audiência dessas emissoras, permitindo que os anunciantes escolham aquelas que melhor atendem às suas necessidades. Inclusive a audiência de uma emissora reflete no valor para anunciar. Rádios comerciais com baixo indice de audiência, ou seja, com poucos ouvintes, tem preços bem inferiores. Isso precisa estar claro para você anunciante na hora de contratar os serviços de uma emissora. Rádios com audiências significativas, ou seja, mais ouvintes por minuto, tendem a terem preços mais agregados em seus serviços por entregar a sua publicidade ao maior número de ouvintes/clientes, automáticamente lhe trazendo mais retorno. Afinal, neste caso o barato (rádio com indice de audiência baixo, poucos ouvintes) sairá caro, pois consequêntemente seu produto estará sendo entregue para poucas possibilidades de conversão de venda, ou seja, poucas pessoas estão ouvindo a emissora, logo, poucas pessoas saberão da sua oferta.

Em municípios como Piraquara onde a economia é predominantemente onde a cidade é chamada de cidade dormitória a Poderosa fm têm um papel crucial na comunicação.

segundo pesquisas que medem a audiência e credibilidade da Poderosa FM, mostrando que a cada 10 ouvintes 8 estão sintonizados em nossa aplicativo ou site a Poderosa FM. Isso trás segurança ao anunciante de retorno certo, pela quantidade de pessoas/ouvintes/clientes recebendo as informações do seu produto e/ou sua oferta.

– 8 em cada 10 Piraquarense ouvem rádio.
– 40% da população lembra de ter ouvido um comercial de rádio nos últimos 30 dias.
– 70% consideram o rádio um companheiro.
– 73% consideram o rádio prático.
– 72% consideram o rádio divertido.
– 14% dos ouvintes são da Geração Z (15 a 24 anos).
– 66% têm entre 25 e 59 anos.
– 19% têm 60 anos ou mais.
– 84% da audiência do rádio tem renda familiar de 2 a 5 salários mínimos.
– 65% dos ouvintes consideram o locutor um influenciador.
– 63% afirmam que as propagandas do rádio são mais confiáveis que as da rede social.
– 64% confiam nos comerciais que ouvem no rádio.

Além disso, os Piraquarense demonstram maior confiança nos seguintes meios de comunicação:

– 59% confiam no rádio.
– 39% na TV.
– 33% em jornais impressos.
– 14,13% em sites.
– 10,66% no WhatsApp.
– 8,06% no Instagram.
– 4,59% no Facebook.
– 1,38% no TikTok.

Esses dados destacam a relevância do rádio como meio de comunicação confiável e eficaz para atingir diversos públicos. A Poderosa do Brasil tem demonstrado isso, sendo multiplataforma, conectando rádio, facebook, instagram e , entregando resultado e retorno aos seus anunciantes.

As rádios comunitárias desempenhem um papel importante na promoção da cultura local e no fortalecimento de um bairro, vila ou parte de uma comunidade local, elas apresentam limitações e restrições significativas em termos de abrangência de sinal, capacidade de veicular anúncios e índices de audiência.

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