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FONTE E FOTO SANEPAR

A leitura do hidrômetro da Sanepar permite que os clientes enviem os dados do próprio hidrômetro para gerar a fatura mensal de água tratada e coleta de esgoto.

Clientes Sanepar podem fazer leitura do hidrômetro online

A autoleitura fortalece a confiança entre a Companhia e os usuários e incentiva o acompanhamento do consumo doméstico.

O processo é simples e pode ser feito pelo site ou pelo aplicativo Sanepar Mobile (iOS e Android):

  • Localize o hidrômetro, também chamado de “relógio da água”.
  • Observe a sequência de seis números no equipamento – quatro números pretos indicam o consumo em m³.
  • Registre os quatro números pretos e compare com a leitura anterior para calcular o consumo mensal.
  • Acesse o site ou aplicativo, faça login e insira os dados na opção “Autoleitura”.

O sistema valida os números inseridos com a média histórica e, se houver divergência, permite que o usuário confirme ou corrija a informação.

Periodicidade e prazo para envio

A primeira leitura do hidrômetro deve ser realizada dois dias antes da data prevista da próxima leitura, indicada na última fatura.

O envio deve ser repetido mensalmente. Caso o cliente não informe o consumo, a Sanepar realiza a leitura tradicional com um agente de campo.

Benefícios da autoleitura

Além de agilizar a geração da fatura, a leitura do hidrômetro contribui para a sustentabilidade:

  • Incentiva o consumo consciente de água.
  • Reduz o uso de papel, já que a fatura digital evita impressões desnecessárias.
  • Permite acompanhar a variação do consumo e ajustar hábitos de uso da água.

Atualmente, mais de 1.400 clientes realizam a autoleitura, e mais de 90 mil recebem a fatura digitalmente, evitando desperdício de recursos naturais.

A Sanepar alerta os clientes para acessarem apenas o site oficial ou o aplicativo para fazer a leitura do hidrômetro. Links patrocinados em ferramentas de busca não são administrados pela Companhia e devem ser evitados.

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