Notícia da cidade de Curitiba.

Fala Curitiba busca interessados em ajudar a Prefeitura a administrar a cidade

Mais de 14 mil pessoas já responderam às fases iniciais da consulta pública Fala Curitiba 2023, programa para a população de toda a cidade eleger as ações prioritárias a serem executadas pela Prefeitura no próximo ano. Segundo a diretora de Planejamento, Pesquisa e Inovação do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Adriane Cristina dos Santos, é o melhor resultado alcançado para este momento da ação, que foi implantada pelo prefeito Rafael Greca em 2017.

O Fala Curitiba está na segunda etapa do ano. Até esta quarta-feira (3/5), 14.386 pessoas haviam usado o site específico para registrar suas preferências ou votado no Fala Curitiba Móvel. O Fala Móvel é um carro caracterizado com a logomarca da ação que percorre os bairros, facilitando a vida de quem não tem internet ou dos idosos não familiarizados com a tecnologia.

Reuniões presenciais à vista
Em breve, o número de participações vai crescer. Em 15 de maio começará a etapa das reuniões presenciais nos bairros. “É o momento em que os moradores precisam retomar a participação no Fala Curitiba, dessa vez para detalhar as intervenções escolhidas e transformá-las em demandas coletivas a serem submetidas ao poder público”, explica o presidente do Imap, Alexandre Matschinske.

Serão 39 reuniões presenciais até 28 de julho, sendo 29 de bairros e 10 regionais. As primeiras acontecerão no Umbará (Regional Bairro Novo) e no Atuba (Regional Boa Vista).

Esses encontros são uma oportunidade para os moradores conversarem com os técnicos da Prefeitura das áreas relacionadas à intervenção desejada e negociarem com os demais participantes, que também querem ver suas propostas escolhidas.

“A presença do público neste momento é fundamental, é a ocasião para discutir detalhes do que está sendo proposto e negociar o que é prioritário com os demais moradores. E quanto mais pessoas para defender a mesma proposta, mais chances ela tem de garantir um lugar na LOA (Lei Orçamentária Anual)”, explica Adriane Santos.

Listar a ação na LOA equivale ao compromisso de a Prefeitura dispor de recursos financeiros para a demanda ser realizada. É um compromisso assumido pela Prefeitura com a população.

Até na hora do lazer
O veículo da Prefeitura para ouvir a população continua circulando pela cidade, nos dias de semana e também aos sábados. Quem passar pelo Parque Náutico, no Boqueirão, neste sábado (6/5), poderá dedicar alguns minutos do lazer em família para preencher o formulário da consulta pública.

“É um momento de participar e de também mostrar aos filhos a importância desse gesto, algo que eles devem repetir no futuro para melhorar a cidade onde vivem”, observa Adriane. Isso porque um dos desafios da consulta pública é melhorar a participação dos jovens. Atualmente, quem mais participa são as mulheres de 35 a 50 anos que estão no mercado de trabalho.

No sábado seguinte (13/5), pouco antes do início das reuniões presenciais, será a vez do Parque São Lourenço, no bairro São Lourenço, receber o veículo. O horário é o mesmo de todos os sábados: das 9h às 13h.

segunda-feira, 4 maio 2023

Obras da Prefeitura de Curitiba melhoram a pavimentação das alamedas do Parque Barreirinha

Prefeito Rafael Greca, acompanhado do Secretário Municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, do Delegado da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, Guilherme Dias, do Vereador Leônidas Dias e da Administradora da Regional Boa Vista, Janaína Gehr, vistoria obras de iluminação e pavimentação na pista de caminhada do Parque Barreirinha. Curitiba, 04/05/2023. Foto: José Fernando Ogura/SMCS.

O prefeito Rafael Greca vistoriou nesta quinta-feira (4/5) a etapa final da obra de melhoria do asfalto das vias internas do Parque Municipal Barreirinha, que vão assegurar mais conforto e segurança aos frequentadores do local. As equipes coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) trabalham no último trecho da reciclagem de 1.300 metros de asfalto no parque.

“Estamos revitalizando todas as alamedas do Parque Barreirinha que é o segundo da cidade (criado em 1959 e inaugurado em 1972) e um dos 46 parques que já possuímos. Refizemos toda a malha asfáltica, 1 km e 300 metros para fazer muito bem aos cidadãos e a Curitiba”, disse Greca.

A colocação da segunda e última camada de capa asfáltica, após a recomposição do pavimento, será concluída nesta sexta-feira (5/5). A ação integra o programa Asfalto Novo, de requalificação da malha viária da cidade, que já assegurou mais de 853 km de requalificação de pavimento nos bairros.

luminação em LED
A manutenção do asfalto abrange a área do estacionamento, na entrada da área de preservação, e foi o segundo investimento realizado neste ano no parque. Em janeiro o local recebeu melhorias e modernização no sistema de iluminação, com instalação de equipamentos em tecnologia LED.

“A nova pavimentação, somada à modernização no sistema de iluminação, são investimentos da Prefeitura para incentivar o cidadão a visitar o local e cuidar da saúde e bem-estar com atividades físicas”, disse Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas.

Fauna e flora
Criado em 1959 e entregue à população em 1972, o Parque Barreirinha apresenta a maior representatividade da fauna e flora da cidade. É também o local onde está uma das nascentes do Rio Bacacheri. A área de 275.380 metros quadrados fica no na Avenida Anita Garibaldi, 6.100, no bairro Barreirinha.

Desde 2019, o parque é também a sede da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), da Polícia Civil, além de abrigar o Instituto Shogun, que em parceria com a Prefeitura oferece aulas de muay thai para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Presença das famílias
O delegado Guilherme Dias, da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, destacou a importância dos investimentos realizados pela Prefeitura. “Os curitibanos valorizam e frequentam muito os parques e por isso é importante que estejam bem-cuidados. A revitalização realizada aqui, mesmo antes do término das obras, atraiu mais famílias e pessoas que procuram o espaço para exercícios físicos ou para os passeios com os pets”, disse Dias.

O Parque Barreirinha é frequentemente usado pelo Grupo de Atividades Físicas dos Idosos das Unidades de Saúde Barreirinha, Santa Efigênia e Abaeté. São aproximadamente 100 idosos que aproveitam o local para atividades programadas ou em datas comemorativas e para quem as novas pistas serão um convite às práticas saudáveis de vida.

O novo asfalto também beneficiará frequentadores da feira que acontece no estacionamento do parque, todas as quartas, das 15h às 20h.

Participaram da vistoria a administradora da Regional Boa Vista, Janaína Gehr; o assessor de articulação política Lucas Navarro; o vereador Leônidas Dias; e Thais Zielinski, Anderson José Ribeiro e Letícia DanielaK, da equipe da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente.

SEM COMENTÁRIO