Eleições municipais: sete municípios do Paraná poderão ter segundo turno neste ano

544

As cidades de Foz do Iguaçu e São José dos Pinhais entraram para a lista de municípios paranaenses que poderão ter um eventual segundo turno nas eleições municipais de 2024, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).

Ao todo, sete municípios do estado se encaixam na possibilidade: Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, São José dos Pinhais e Foz do Iguaçu.

O vice-presidente do TRE-PR e corregedor, desembargador Luiz Osório Moraes Panza, afirmou que o tribunal vai trabalhar na prevenção e apoio estrutural para esses municípios.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o segundo turno para prefeito ocorre em municípios com mais de 200 mil eleitores quando um candidato ou candidata não alcança a maioria absoluta dos votos válidos no primeiro turno. Não se computam, nesse caso, os votos em branco e os nulos.

De acordo com TRE, mais de 8 milhões de paranaenses estavam aptos para votar em 2022, quando ocorreram as eleições para a presidência e governos estaduais. Ainda segundo o vice-presidente, a meta é aumentar o cadastro de eleitores no Paraná, principalmente no interior do estado.

Pessoas que precisarem tirar o título de eleitor, realizar a transferência de domicílio ou alterar local de votação terão até 8 de maio para efetuar os processos. O primeiro turno das eleições municipais acontece no dia 6 de outubro.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA