Quem vai votar nas eleições de 2024 deve ficar atento ao prazo para tirar e regularizar o título de eleitor. Neste ano, o pleito que vai eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores ocorrerá em 6 de outubro, com segundo turno marcado para 27 de outubro.
Eleitores com 16 e 17 anos podem escolher se vão ou não votar, e os com 18 anos ou mais devem emitir o título ou resolver pendências eleitorais. Adolescentes de 15 anos podem tirar o título se fizerem o aniversário de 16 anos antes do primeiro turno das eleições.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o prazo para tirar a primeira via do título de eleitor ou regularizar o documento vai até 8 de maio.
A emissão do documento pode ser feita pela internet ou presencialmente.
Como tirar o título de eleitor online
Quem vai tirar o título de eleitor pela primeira vez pode solicitá-lo no site do TSE, na aba autoatendimento eleitoral. Na página, deve clicar em “tire seu título”. Será necessário apresentar os seguintes documentos:
- Documento oficial com foto (RG ou outros que contenham a informação de nacionalidade brasileira);
- Fotografia segurando, ao lado do rosto, o documento de identificação oficial;
- Comprovante de endereço (no nome do eleitor ou de familiares, desde que comprovado o vínculo familiar);
- Alistamento militar para homens com mais de 19 anos.
Após solicitado o título, o eleitor tem até 30 dias para comparecer ao Cartório Eleitoral para realizar a coleta da biometria.
Para quem vai fazer a solicitação de forma presencial, basta levar os mesmos documentos a um cartório eleitoral e coletar a biometria.
De forma online, também é possível alterar dados cadastrais, como informações pessoais e endereço residencial, além de solicitar mudança de local de votação (para dentro e fora do país). Quem desejar, pode incluir nome social no documento.
A situação eleitoral do cidadão pode ser conferida no site do TSE, fazendo a consulta por número do título ou CPF.