Morreu Luiz Carlos Martins, “o rei do rádio”, aos 75 anos, nesta segunda-feira (29).
O radialista de 75 anos estava internado no Hospital INC se recuperando de uma bactéria alojada na válvula mitral, descoberta após um Acidente Vascular Cerebral (AVC), que sofreu em junho.
Seu primeiro cargo na vida pública foi em 1988, quando elegeu-se vereador da capital com 13.616 votos. Em 1990 foi eleito deputado estadual, reeleito em 1994, 1998, 2002, 2006. Tornou-se suplente na eleição de 2010, assumindo como deputado em 2013. Reeleito deputado estadual novamente em 2014 e 2018.
O velório começa a partir das 8h e segue até às 14h desta terça-feira na Assembleia Legislativa do Paraná, no Centro Cívico, em Curitiba. Em seguida, às 15h, haverá uma missa na Igreja dos Passarinhos. Na sequência, o sepultamento de Luiz Carlos Martins deve acontecer às 16h, no Cemitério Parque Iguaçu.
O radialista estava internado desde o começo de julho. No mês anterior, em 20 de junho, Luiz Carlos Martins sofreu um AVC, se recuperou e voltou para casa. Porém, dias depois, voltou para o hospital após sentir febre. Ao descobrir uma bactéria alojada na válvula mitral, ele passou por uma cirurgia cardíaca e seguia em recuperação.
Trajetória na comunicação de Luiz Carlos Martins
O ex-deputado estadual nasceu na cidade de Bilac, em São Paulo. Sua carreira na rádio começou aos 17 anos, em Birigui (SP). Luiz Carlos Martins já trabalhou em emissoras de Marília, Londrina, São Paulo e Jacarezinho antes de se mudar para Curitiba.
Aos 28 anos, o radialista veio para a capital paranaense e se estabeleceu em definitivo. No fim dos anos 90, o comunicador criou uma rádio e, desde então, seguiu conquistando os ouvintes matinais com os famosos bordões: “Um beijo no coração” e “Oi, Oi Gente Querida”.
Além disso, com a ajuda de voluntários, o radialista criou o Instituto Luiz Carlos Martins. Desde a fundação, em abril de 2011, passou a promover a inclusão social a pessoas portadoras de necessidades especiais. A ação também divulga e organiza campanhas solidárias.
Vida política de Luiz Carlos Martins
O radialista entrou na política em 1988, quando conquistou seu primeiro cargo. Luiz Carlos Martins tornou-se vereador de Curitiba, com 13.616 votos.
Dois anos depois, em 1990, o radialista foi eleito como deputado estadual. A reeleição ocorreu em 1994, 1998, 2002 e 2006. Suplente na eleição de 2010, o radialista assumiu o cargo de deputado em 2013. Em 2014 e 2018, ele foi reeleito como deputado estadual.
Ao todo, foram oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Ele deixou o cargo em janeiro de 2023.
Governador lamenta a morte de Luiz Carlos Martins
O governador Carlos Massa Ratinho Junior lamenta profundamente a morte do radialista Luiz Carlos Martins, aos 75 anos. “Perdemos hoje o Rei do Rádio do Paraná, meu amigo Luiz Carlos Martins. Figura marcante nas casas das famílias paranaenses, a quem sempre cumprimentava com o seu inconfundível ‘Oi, oi, gente querida’”, disse.
“Luiz Carlos Martins foi um empreendedor da comunicação, mas sobretudo um parlamentar e um homem público apaixonado pelo Estado. Seus mandatos na Assembleia Legislativa foram marcados por uma defesa intransigente dos mais pobres. A voz firme de Luiz Carlos Martins deixará saudades”, completou o governador. “Que Deus conforte sua família, amigos e os milhares de ouvintes que sempre tiveram seu respeito e carinho”.
“A partida de Luiz Carlos Martins deixa um vazio na radiofusão do Estado do Paraná. Luiz Carlos era um entusiasta do papel do rádio e de uma sociedade menos desigual. Ele sabia da relevância do rádio na prestação de serviço aos ouvintes. Sua voz firme e seu raciocínio claro deixarão saudades. Aos amigos, familiares e funcionários da Rádio Banda B, os sentimentos de todo o time da Secretaria de Estado da Comunicação”, acrescentou o secretário da Comunicação, Cleber Mata.
O presidente da Alep, deputado Ademar Traiano, decretou luto oficial de três dias pela morte do radialista: “Ele deixou um legado como comunicador e como homem público. Meus sentimentos aos amigos e familiares”.