Clique aqui e assine

Uma pesquisa de popularidade mostra que mais da metade dos brasileiros desaprova a gestão Lula. O levantamento chamado Pulso Brasil, realizado pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), mostra que 54% da população desaprova o governo petista. Outros 40% aprovam a conduta do presidente, enquanto 6% dos entrevistados não soube responder.

De acordo com o Ipespe, o índice de aprovação se manteve estável em relação à pesquisa divulgada em março. Já a aprovação caiu um ponto percentual, dentro da margem de erro. O levantamento mostra ainda que a desaprovação ao presidente é maior na Região Sul, onde 59% dos entrevistados afirmam que a administração do presidente é ruim ou péssima. Já o índice de aprovação a Lula nos três estados sulistas é de apenas 35%.

População desaprova condução da economia
A pesquisa questionou também a percepção dos brasileiros sobre os rumos da economia. Para 57% dos entrevistados, a economia está no rumo errado, enquanto outros 38% acreditam que este setor do governo segue o caminho certo. 5% dos entrevistados não sabem ou não responderam.

Apesar da desaprovação superar a marca dos 50%, a opinião sobre o futuro do governo Lula é levemente mais favorável ao petista. Mesmo assim, a maior parte das pessoas (44%) acredita que o governo piorará nos próximos meses. Por outro lado, 39% dos entrevistados acreditam que o governo vai melhorar. Outros 16% acreditam que nada deve mudar e apenas 1% dos entrevistados não sabem ou não responderam.

A pesquisa questionou os entrevistados sobre quais notícias eles ouviram sobre o governo Lula na última semana. 30% dos brasileiros citaram então notícias sobre a fraude do INSS e as ações para devolução de dinheiro para os aposentados e pensionistas. Já a viagem para a China foi mencionada por 11% dos entrevistados.

O levantamento foi realizado entre os dias 14 e 19 de maio. Foram ouvidos dois mil e 500 entrevistados por telefone e de forma online. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o índice de confiança é de 95,45%.

Clique aqui e assine

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA