O Ministério Público do Paraná denunciou o ex-secretário de segurança pública de Araucária e guarda municipal, Lincoln Roberto Sygar, pelos crimes de falsidade ideológica e furto. Outros dois guardas municipais também foram denunciados.
Segundo o Ministério Público, o então secretário de Segurança Pública de Araucária foi flagrado em um estabelecimento comercial confraternizando com indivíduos conhecidos por envolvimento com o tráfico de drogas na região. Para ocultar a sua presença no local, os dois guardas denunciados inseriram informações falsas no registro da ocorrência.
Segundo a denúncia do MPPR, um aparelho gravador de vídeo (DVR) também foi retirado do estabelecimento, e o HD original do sistema de câmeras foi furtado.
Os denunciados responderão pelos crimes de falsidade ideológica, com pena prevista de um a três anos de reclusão e multa, e furto, com pena de um a quatro anos de reclusão e multa.
Por meio de nota, o advogado do ex-secretário, João Matheus Fragoso dos Anjos, disse que “não houve prática de qualquer crime do então secretário na instrução processual” e que “há cerca de um ano não exerce mais tal função, portanto não há relação do seu cargo atual com as supostas práticas descritas na denúncia”.
Leia a nota na íntegra:
“O advogado João Matheus Fragoso dos Anjos, responsável pela defesa de Lincoln Roberto Stygar, em Ação Penal que o denunciou pelas supostas práticas dos crimes de falsidade ideológica e furto, vem, a público, informar que demonstrará, de maneira detalhada, que não houve prática de qualquer crime do então secretário na instrução processual.
Sobre o pedido de afastamento dos réus dos cargos de Guarda Municipal, a defesa esclarece que na época dos fatos Lincoln era secretário de Segurança do Município de Araucária e que há cerca de um ano não exerce mais tal função, portanto não há relação do seu cargo atual com as supostas práticas descritas na denúncia. Por fim, a defesa técnica de Lincoln informa que exerceu seu cargo como secretário municipal, bem como atualmente como guarda municipal com muita responsabilidade e zelo pelo bem comum”.