Ex-vereador é condenado a mais de 22 anos por corrupção

305
Clique aqui e assine

O ex-vereador de São José dos Pinhais, Leandro da Nifer, foi condenado a 22 anos, 11 meses e 10 dias de prisão pelos crimes de concussão, peculato e falsificação de documento público. Os atos ilícitos foram praticados entre janeiro de 2013 e agosto de 2014, durante o exercício do mandato.

De acordo com a denúncia do MPPR (Ministério Público do Paraná), o ex-vereador, com o auxílio do então chefe de gabinete, Odair Antônio Criminácio, exigia que dois assessores parlamentares nomeados entregassem mensalmente parte dos salários. Um dos assessores repassava cerca de R$ 1 mil por mês, enquanto o outro entregava R$ 350.

Uma das vítimas ainda foi coagida a fazer um empréstimo bancário e repassar parte do valor ao ex-vereador. A denúncia aponta ainda que Leandro da Nifer nomeou a cunhada do então chefe de gabinete para o cargo de assessora parlamentar, mesmo sem ela nunca ter comparecido à Câmara Municipal e exercido qualquer função.

Para viabilizar os pagamentos, o então vereador falsificava declarações de presença. Para à Justiça, Leandro da Nifer detalhou que os assessores trabalhavam em horários alternativos.

A justificativa foi repetida por Odair Criminácio, que alegou trabalhar, inclusive, nos finais de semana.

Além do ex-vereador, outras três pessoas também foram condenadas. Odair Criminácio recebeu pena de 16 anos, seis meses e 20 dias de prisão pelos crimes de concussão e peculato.

Já a esposa e a cunhada do ex-chefe de gabinete foram condenadas a quatro anos, 10 meses e 20 dias de reclusão, ambas por peculato. Todos os envolvidos também respondem por associação criminosa.

A 2ª Promotoria de Justiça de São José dos Pinhais informou que prepara recurso para aumentar as penas impostas aos condenados.

Clique aqui e assine

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA