A chuva de meteoros Orionídeas vai cruzar o céu no Paraná na noite desta quarta (22) para quinta-feira (23). De acordo com o Observatório Nacional (ON), o melhor horário para observação é da meia-noite ao amanhecer.
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), apenas as regiões Leste, Centro Sul e Campos Gerais estarão com nebulosidade. Os moradores das demais regiões paranaenses vão conseguir observar o fenômeno.
Chuva de meteoros Orionídeas
A chuva de meteoros Orionídeas é formada por fragmentos deixados pelo cometa Halley. Os interessados poderão observar o fenômeno a olho nu na madrugada desta quinta-feira.
O professor Amauri José da Luz Pereira, coordenador do Observatório Astronômico e Planetário do Colégio Estadual do Paraná, informou que a Orionídeas é uma chuva de meteoros que vem do interstício entre a constelação de Órion e a constelação do Unicórnio.
Fenômeno poderá ser visto no Paraná
De acordo com o astrônomo Marcelo De Cicco, a chuva terá característica de meteoros extremamente rápidos, que podem chegar a 66 quilômetros por hora. Em regiões com céu limpo, será possível observar o fenômeno.
Veja dicas de como conseguir observar a chuva de meteoros:
Observar em direção à constelação de Órion, para o Leste;
Buscar um local aberto e escuro, com céu limpo;
Chegar com antecedência.














