
Em pouco mais de um mês da entrega de títulos a 28 famílias da chamada Quadra 81, no bairro Weissópolis, outras 47 famílias pinhaienses receberam, na última quinta-feira (23), a matrícula de seus imóveis. Desta vez, os moradores da Vila Dignidade, no bairro Pineville, conquistaram o direito à propriedade de suas moradias, marcando o desfecho positivo de uma história que iniciou ainda na década de 90. A celebração da conquista foi oficializada em evento realizado na Capela Nossa Senhora Aparecida, com a presença de pessoas da comunidade e autoridades municipais.
O processo de regularização fundiária se deu a partir de um acordo entre o antigo proprietário do loteamento Vila Doutora Guiomar, a associação de moradores e a empresa Cavalcanti de Albuquerque Regularizações Fundiárias LTDA – conhecida como Terra Nova. Com o apoio da Procuradoria-Geral do Município de Pinhais (Proge), da Secretaria Municipal de Urbanismo (Semur), do Cartório de Registro de Imóveis da Comarca de Pinhais e da empresa Terra Nova, foi possível concluir o trabalho iniciado há mais de dez anos. A Lei Federal N.º 13.465/2017 possibilitou a efetivação da Regularização Fundiária Urbana (Reurb), garantindo segurança jurídica às famílias.
A prefeita Rosa Maria destacou o esforço de todas as instituições envolvidas para que a entrega dos títulos fosse possível. “Muita gente trabalhou para isso acontecer. É vontade política de verdade. Então esta é uma noite histórica, uma noite sagrada. A lei do Reurb surge em 2017 e começa a ser construída. Nós cobramos muito para que esse momento acontecesse, até anterior a esta noite, mas aconteceu no momento que Deus quer que aconteça. Nossos vereadores e vereadoras têm sido muito parceiros da cidade e não se negam jamais em compreender o que é preciso fazer para nós avançarmos”, ressaltou.
A prefeita também mencionou em seu discurso a conquista do município de Pinhais como o grande vencedor do Prêmio Band Cidades Excelentes 2025 (etapa estadual), realizado na noite de quarta-feira (22). “Ontem [22], nós tivemos uma noite de muita alegria. Foi uma noite onde a nossa cidade foi reconhecida como a melhor administração municipal do estado do Paraná. Nós concorremos com Curitiba e Maringá, isso não é pouca coisa. Somos pela quarta vez a cidade mais sustentável do estado. Então, uma cidade que é sustentável tem que pensar na propriedade regulamentada. Uma cidade sustentável tem que pensar no meio ambiente e nas pessoas”, concluiu.
A gratidão de quem agora celebra uma conquista histórica, como a de Roseli Felix, também marcou a cerimônia: “Durante a nossa jornada, nós encontramos muitos que se sensibilizaram com a nossa causa e lutaram lado a lado conosco. E por causa desses homens e mulheres que acreditaram no compromisso com desenvolvimento urbano e social, inclusive sustentável, é que estamos aqui hoje. Então, o que acontece aqui hoje – principalmente para a gente que lá no comecinho dividia um poço, não tinha água, e mais tarde dividíamos uma torneira no meio do bairro, na rua principal – é muito mais que a entrega do título. É o reconhecimento de pertencimento. É a garantia que o lote pago com tanto sacrifício realmente pertence a essas pessoas. Vocês estão dando direito à visibilidade para cada um deles, conferindo a todos esses moradores aqui, que eles são tão importantes quanto qualquer munícipe. Esse documento não apenas promove o empoderamento, mas acima de tudo, restaura a dignidade”, disse Roseli.
Presenças
Além das pessoas já mencionadas, estiveram presentes no evento o vice-prefeito Marcinho, a secretária de Governo e interina de Administração, Ana Paula Cordeiro Mendes, os secretários de Urbanismo, Emerson Santana Bento, de Segurança e Trânsito (interino) e procurador-geral do Município, Alfredo Borges Moreno; o vereador Amarildo Amaral, representando a presidência da Câmara Municipal, e os vereadores Arnaldo do Vizinho Solidário, Fabrício Sousa e Leandro do Zezinho; o oficial de Registro de Imóveis de Pinhais, José Eduardo de Moraes, e o diretor da empresa Terra Nova, Daniel Albuquerque.


















