Projeto de BRT vai reduzir tempo de deslocamento, melhorar a mobilidade e beneficiar milhares de colombenses que dependem do transporte público diariamente

O Governo do Paraná anunciou a implantação de um corredor exclusivo de ônibus que vai conectar Colombo, Curitiba e Fazenda Rio Grande, em um dos maiores projetos de mobilidade urbana da Região Metropolitana.

A iniciativa prevê a criação do sistema BRT (Bus Rapid Transit), com pistas exclusivas, novas estações de embarque e desembarque e ampliação da integração entre os municípios.

Para Colombo, o projeto representa um avanço histórico na mobilidade, garantindo mais agilidade, conforto e qualidade de vida à população que diariamente se desloca para a Capital.

Na ligação entre Curitiba e Colombo, serão implantados 5,9 quilômetros de canaleta exclusiva para ônibus na BR-476, partindo da Estação Atuba até as proximidades do Terminal Guaraituba. Já entre Curitiba e Fazenda Rio Grande, o corredor terá 17,5 quilômetros na BR-116, totalizando cerca de 23 quilômetros de extensão em perímetro urbano.

“Esse é um avanço histórico para Colombo. Estamos falando de mais qualidade de vida para quem acorda cedo e depende do transporte público todos os dias. Esse corredor vai reduzir o tempo de deslocamento, trazer mais conforto e integrar ainda mais nossa cidade à Região Metropolitana. Colombo cresce, e precisa de soluções modernas. Agradecemos a parceria com o Governo do Estado, que tem sido fundamental para avançarmos em mobilidade, desenvolvimento e, principalmente, no respeito ao tempo das pessoas”, enfatiza o prefeito Helder Lazarotto.

O investimento do Governo do Estado nesta primeira fase é de aproximadamente R$ 6,1 milhões, destinados à contratação dos estudos e do anteprojeto. O edital foi publicado em dezembro, com abertura das propostas prevista para fevereiro. A execução das obras ocorrerá após a conclusão dos projetos técnicos.

Segundo o governador Carlos Massa Ratinho Junior, o novo eixo Norte–Sul vai permitir uma conexão mais rápida entre as cidades com maior demanda de transporte coletivo da Região Metropolitana.

“A ideia é criar uma grande artéria do transporte público, trazendo mais agilidade, menos tempo no trânsito e mais comodidade para a população.

No futuro, esse corredor poderá receber inclusive tecnologias inovadoras, como o Bonde Urbano Digital”, afirmou o governador.

Benefícios diretos para Colombo

Atualmente, a BR-476, em Colombo, concentra de 10 a 26 linhas de ônibus, com intervalos médios de 10 a 12 minutos entre veículos, evidenciando a alta demanda pelo transporte coletivo.

Com a implantação do BRT, a velocidade média poderá chegar a 60 km/h, reduzindo significativamente o tempo de viagem.

Além disso, o projeto prevê estações de integração em bairros estratégicos, melhorias nos terminais Maracanã e Guaraituba, requalificação urbana ao longo do trajeto e novas estruturas viárias, como viadutos e adequações em cruzamentos.

A proposta também contempla estudos socioeconômicos, ambientais e urbanísticos, avaliando impactos, desapropriações e soluções técnicas específicas para cada trecho.

De acordo com o secretário estadual das Cidades, Guto Silva, o principal ganho será o tempo economizado no deslocamento diário.

“Esse projeto significa mais tempo para o trabalhador. Colombo está entre as cidades que mais enviam trabalhadores todos os dias para Curitiba, e esse novo corredor vai diminuir significativamente o tempo de viagem”, destacou.

Mais investimentos na Região Metropolitana

Além do corredor de ônibus, o Governo do Paraná também anunciou uma nova etapa de duplicação da Rodovia da Uva (PR-417), entre Curitiba e Colombo. O trecho de 4,5 quilômetros vai ampliar a capacidade da via e amplia a integração regional, somando-se às obras já executadas.

divulgação prefeitura
Rádios Online