Secretário de Saúde alerta: casos de intoxicação por metanol devem aumentar no Paraná

272
Clique aqui e assine
Secretário realiza abertura do curso para Agente de Combate às Endemias em Maringá Foto: Américo Antonio/SESA

O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, afirmou nesta segunda-feira (6) que a expectativa é de que o número de casos de intoxicação por metanol no estado aumente nos próximos dias.

“Essa contaminação por metanol é muito grave. Agora, isso também não quer dizer que nós vamos fazer caças bruxas, proibir alguma coisa. Nada disso. Só peço a todos que façam com muita moderação a observação do consumo de bebida alcoólica onde quer que vá consumir. Temos casos em Cruzeiro do Oeste, Maringá, Foz do Iguaçu, Curitiba. E eu acho que nos próximos dias esses números vão aumentar”, disse o secretário.

Até o momento, o Paraná tem dois casos confirmados e outros quatro sob investigação. Os casos confirmados são em Curitiba, envolvendo dois homens, de 60 e 71 anos, que seguem internados em hospitais da capital.

Entre os casos em investigação estão: um homem de 36 anos, de Curitiba; uma mulher de 31 anos, de Foz do Iguaçu, que já recebeu alta; um homem de 19 anos, de Cruzeiro do Oeste; e um homem de 37 anos, de Maringá.

O governador Ratinho Junior (PSD) afirmou que o governo estadual está preparado para lidar com a situação. As autoridades reforçam que qualquer pessoa que tenha ingerido bebidas alcoólicas e apresente sintomas de intoxicação por metanol deve buscar atendimento médico imediato.

“Saber realmente a procedência, onde está comprando qualquer tipo de bebida, né? Que seja alcoólica, que venha comprar ou porventura for consumir. Obviamente, passa por uma investigação da própria Polícia Federal, a Polícia Civil está investigando, o Procon está fazendo um trabalho com a nossa Polícia Civil, como no Brasil todo vem fazendo, e buscar saber essa distribuidora de onde vem a procedência, mas é ainda um número de pessoas que poucos casos, mas é sempre obviamente uma fica a nossa indicação de alerta, né, para que as pessoas tomem realmente cuidado aonde for comprar esse tipo de bebida”, disse o governador.

No Brasil, já foram registrados mais de 220 casos suspeitos e 16 confirmados. Para reforçar o atendimento, o Ministério da Saúde iniciou a distribuição de etanol farmacêutico — antídoto utilizado no tratamento — aos estados que solicitaram reforço de estoque. Nesta primeira remessa, foram enviadas 580 ampolas a cinco estados, sendo que o Paraná recebeu 100 doses.

O Sistema Único de Saúde (SUS) também criou a “Sala de Situação Nacional – Intoxicação por Metanol após Consumo de Bebida Alcoólica”, para monitorar continuamente e coordenar a resposta ao aumento de casos no país.

Clique aqui e assine

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA