Uma nova etapa das obras da Transpinhais exigirá desvios no trânsito, em parte da Av. Ayrton Senna da Silva, a partir do dia 10 de novembro, com previsão de 30 dias. As intervenções compreendem o trecho entre a Rua Uganda e uma nova via de prolongamento da avenida, próximo à subestação da Copel, que servirá de passagem para o Bonde Urbano Digital (BUD). Serão opções de desvio durante o período previsto, as ruas Marrocos e Nigéria, com acessos pelas ruas Cairo, Uganda e Mali.

Um mapa elaborado pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Semur) demonstra quais os pontos de bloqueio total ou parcial, incluindo tráfegos em mão única e em sistema pare e siga. Outro mapa traz as ações para viabilizar a execução da obra. As linhas de ônibus C29 – Privê/Tarumã; D22 – Guarituba; e I17 – T. São Roque/T. Pinhais funcionarão com desvios durante o período. No site da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep) é possível obter mais informações sobre os itinerários.

Transpinhais

As obras da Transpinhais foram retomadas em outubro. O contrato com a empresa anterior foi rescindido pela prefeitura, devido a irregularidades identificadas em processo administrativo. Para garantir a continuidade das obras, uma nova empresa assumiu a execução dos serviços remanescentes, por meio da atual licitação pública. No momento, as equipes trabalham na escavação do material existente na pista e na base de brita graduada, em diferentes trechos.

A Prefeitura de Pinhais investe em uma nova infraestrutura viária que engloba uma extensão de 4 quilômetros e 300 metros, ao longo da linha férrea. Parte das obras contempla a margem da ferrovia junto à Av. Ayrton Senna da Silva, com extensão de 1,72 Km; e outra parte ladeia a linha férrea junto das Ruas Carlos Drummond de Andrade, Carlos Poulhmann e João Wilker Rodrigues, com extensão total de 2,57 km.

Os serviços abrangem obras de terraplanagem, drenagem pluvial, pavimentação em asfalto, meio-fio, sinalização viária, iluminação pública e rede de distribuição urbana, calçadas, acessibilidade, paisagismo e revitalização da ponte sobre o Rio Palmital.

A construção, que inclui revitalizações e criação de parques lineares, está inserida no programa de investimentos Avança Pinhais, que aporta R$ 300 milhões em diversas melhorias de infraestrutura no município, sendo que a primeira fase da Transpinhais recebe mais de R$ 20 milhões destes recursos.

https://radiopoderosa.com.br/wp-content/uploads/2025/10/imagem-radio.png

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, preencha seu nome auqi