O Governo do Paraná, por meio da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), iniciará nesta quinta-feira (6) a instalação dos ímãs que vão guiar o Bonde Urbano Digital (BUD).
O novo sistema de transporte coletivo que será testado entre Pinhais e Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba.
Bonde Urbano Digital: obras bloqueiam trânsito
As obras começam na Rodovia João Leopoldo Jacomel, entre os quilômetros 6 e 7, em um trecho de 1,3 quilômetro, que será a área de testes com autonomia total do veículo.
Durante as intervenções, haverá bloqueio parcial de uma das pistas. Os trabalhos ocorrerão das 10h às 17h, fora dos horários de pico, em um dos principais acessos da Região Metropolitana à capital.
A instalação dos ímãs será feita apenas em uma faixa da pista, que futuramente será usada pelo Bonde Urbano Digital. No entanto, a via não será exclusiva para o transporte coletivo.
“Os ímãs são instalados com um metro de distância entre cada um e apenas sete centímetros de profundidade, o que exige uma intervenção mínima. É uma tecnologia versátil, que não causa transtornos e em breve beneficiará milhares de pessoas”, afirmou.
Bonde Urbano Digital é 100% elétrico
No Terminal de Piraquara, a instalação dos ímãs já começou, servindo de base para que as equipes calculassem o tempo necessário entre fazer o furo no pavimento, implantar o ímã e selar o buraco. Neste primeiro momento, serão feitos mil buracos, sendo 750 na rodovia e outros 250 no Terminal São Roque.
O BUD ficará estacionado no Terminal de Piraquara, onde as obras da garagem já foram concluídas. O local servirá como oficina de manutenção e ponto de recarga para o veículo elétrico.

















