Pinhais

121

Notícia da Cidade de Pinhais.

Pinhais recebe 1º Fórum Paraná Lixo Zero

Na última sexta-feira (28), Pinhais sediou o 1º Fórum Paraná Lixo Zero, que teve como tema a importância do lixo zero na proteção do nosso clima. O evento foi realizado no Centro de Formação dos Profissionais da Educação, na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e teve como iniciativa evidenciar as boas práticas e as melhores tecnologias em gestão de resíduos que hoje acontecem no Paraná.

No Fórum, foram abordados temas como mudanças climáticas, lixo zero na administração pública, a importância do papel dos catadores, empreendedorismo lixo zero e resíduo orgânico zero. Entre as atrações, foram disponibilizados espaços de oficinas, com atividades voltadas ao público infantil e adulto, quick massage, feira gastronômica, apresentações culturais e encerramento com a participação da cantora Raissa Fayet.

Além disso, o projeto realizou diversas intervenções urbanas no município de Pinhais com o artista visual e embaixador lixo zero, Samuel Costa, nos dias que antecederam o evento. Foram realizados mutirões de limpeza, painéis Micro Lixo e atividades de educação ambiental, com a participação dos movimentos Sea Shepherd, Voz das Gotas, Coletivo Pinhais Lixo Zero e Coletivo São José dos Pinhais Lixo Zero.

O evento teve a participação de vários palestrantes, entre eles o pesquisador, reconhecido internacionalmente e especialista em mudanças climáticas globais, Paulo Nobre. Também marcaram presença a prefeita de Pinhais, Rosa Maria, a secretária de Meio Ambiente, Rosana Boeira Ilhéu, o vereador Arnaldo do Vizinho Solidário, a advogada e co-fundadora do Paraná Lixo Zero, Flávia Sotto Maior, a gestora ambiental e embaixadora do Paraná Lixo Zero, Iracema Bernardes, e o gestor ambiental e embaixador do Paraná Lixo Zero, Josué Constantini Valério.

Prefeita da cidade, Rosa Maria ressaltou o foco do município no tema sustentabilidade: “Nossa cidade cresce todos os dias. É um dos municípios que mais se desenvolve no Paraná, porém, sempre com o pilar, sempre com foco na sustentabilidade. Eu vejo que quando nós falamos do lixo zero no planeta, é um baita desafio. No Paraná, para uma cidade, continua sendo um grande desafio. Mas que tal o lixo zero na minha casa, não é verdade? São atitudes pequenas que nós podemos mudar o mundo.”

Na mesma linha, a secretária municipal de Meio Ambiente, Rosana Boeira Ilhéu, destacou o trabalho feito em Pinhais nessa área, incluindo a educação ambiental: “O município trabalha bastante na questão ambiental, não só na questão dos resíduos, mas em toda a questão ambiental, seja cuidando dos rios, plantando, arborizando, cuidando da nossa cidade, dos animais. Nós temos uma equipe na Secretaria de Meio Ambiente, que cuida das questões de educação ambiental, e nós temos um projeto, Escola 100% Reciclável, um projeto bem importante que já desenvolvemos há bastante tempo.”

O Paraná Lixo Zero é um movimento que atua na integração dos vários segmentos da sociedade para potencializar ações socioambientais na temática Lixo Zero, inspirado nos compromissos globais firmados e projetados na conferência sobre o clima de Sharm el-Sheik (COP-27), que busca democratizar metodologias e ferramentas de cooperação que contribuam no enfrentamento efetivo das mudanças climáticas.

PMP

SEM COMENTÁRIO