O município de Pinhais celebra 32 anos de emancipação política neste dia 20 de março. Com uma história marcada por desafios superados e conquistas notáveis, a cidade paranaense de 127.019 habitantes (Censo IBGE 2022) se destaca como uma das mais desenvolvidas do estado. Sem parar de crescer, o PIB do município subiu 23,8% de 2020 para 2021 – último levantamento do IBGE, e se tornou a 11ª melhor economia do Estado do Paraná. Além dos números, histórias de vidas que aqui foram escritas e que continuam a tecer com o tempo, traduzem o sentimento das pessoas desta cidade que inspira.

Pinhais foi reconhecida pelo Prêmio Band Cidades Excelentes de 2023 como a cidade mais sustentável do Brasil. Congrega um polo comercial e industrial com mais de 16 mil empresas ativas, aliando progresso econômico ao desenvolvimento social, ecológico e o cuidado com as pessoas. Não à toa, figura em 1º lugar no Ranking de Competitividade dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba, e ocupa a 5ª posição no estado. A pesquisa reúne indicadores sociais para medir a capacidade de fornecer serviços públicos de qualidade.

História da emancipação
Até o final do século XIX, a região de Pinhais pertencia ao município de Curitiba, quando, em 1890, conforme Xavier (2000), após desmembramento de Curitiba em alguns municípios, Pinhais passou a fazer parte do território pertencente ao município de Colombo. Em 1930, sob a direção do interventor Manoel Ribas, foram estabelecidas algumas mudanças político- administrativas e Pinhais passou a pertencer ao município de Piraquara.

Dado a sua importância econômica e política, Pinhais foi elevado à categoria de Distrito Municipal, em 21 de novembro de 1964, uma reivindicação antiga dos moradores da região, que, na verdade, exigiam a emancipação como município. Em 1991 foi realizada a consulta popular junto aos moradores de Pinhais sobre a emancipação e 87% dos votantes no plebiscito optaram pela emancipação do distrito, promulgada com a Lei 9.906/1992, de 18 de março de 1992, apresentada pelo então presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Aníbal Khury.

Informações contidas no livro “Pinhais 20 anos: Fatos e histórias de uma cidade emancipada”,
de Rodolfo dos Santos Silva, publicado pelo IPJ – Instituto Paranaense da Juventude, 2012.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA