Termina nesta quinta-feira (11) o prazo para que os estados brasileiros comecem a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), documento que vai substituir o RG.

O Paraná já emite o documento desde dezembro do ano passado. Em todo o país, apenas Amapá, Bahia, Pernambuco e Roraima ainda não tem previsão para se adequarem ao novo documento. A data-limite já foi prorrogada duas vezes pelo governo federal.

O novo modelo segue um padrão único, com numeral de Cadastro de Pessoa Física (CPF), que acaba com a possibilidade de multiplicidade na identificação.

A mudança busca substituir os registros gerais, que anteriormente podiam ser emitidos por uma pessoa em cada um dos estados do Brasil, cada um com numeração diferente. A iniciativa traz mais segurança à população, já que reduz a possibilidade de fraudes.

Como emitir o novo RG

A CIN possui validade de 10 anos. O modelo antigo vai sair de circulação até 2032, sem necessidade de quem já possui o documento emitir um novo.

O cidadão que não possuir RG no Paraná deverá realizar o agendamento para atendimento presencial pelo site da PCPR.

Já o cidadão que possui o documento poderá realizar a solicitação através do menu CIN Fácil, também no site da instituição.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA