O ex-deputado federal Deltan Dallagnol é o pré-candidato do partido Novo à Prefeitura de Curitiba nas eleições deste ano. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do ex-procurador da Lava Jato.
Nesta sexta-feira (19), o partido Novo enviou uma notificação extrajudicial aos institutos de pesquisa confirmando a participação de Deltan na disputa pela cadeira de prefeito da capital paranaense e pedindo para que o nome dele seja incluído nas próximas pesquisas de opinião a respeito da disputa eleitoral.
O documento é assinado pelo presidente do diretório paranaense do Novo, Lucas Santos, e pelo advogado Leandro Souza Rosa.
Cassação
Deltan deixou o Podemos e se filiou ao Novo em setembro. Ele teve o mandato de deputado federal cassado em maio de 2023.
O registro de candidatura dele foi derrubado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por considerar que houve tentativa de burlar a Lei da Ficha Limpa.
Os ministros entenderam que Deltan tentou evitar uma eventual punição administrativa ao pedir exoneração do cargo no Ministério Público Federal (MPF) um ano antes das eleições.