A Prefeitura de Piraquara, por meio da Secretaria de Saúde implantou na Unidade de Pronto Atendimento de Piraquara, uma nova maneira para facilitar e tornar mais eficiente o atendimento aos pacientes com suspeita de Dengue, Piraquara é a primeira cidade da Região Metropolitana a receber o equipamento.

A partir de hoje, dia 09 de fevereiro, a UPA conta com equipamentos de última geração, baseados em inteligência artificial. A Unidade irá processar os exames de Hemograma e Dengue NS1, com a liberação dos resultados em até 30 minutos. Proporcionando mais eficiência no diagnóstico e antecipando o tratamento dos pacientes.

Devido ao aumento de casos da doença no País, e a epidemia atual, todos os pacientes que apresentarem sintomas característicos, como: febre, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor nas articulações, vômito e manchas vermelhas pelo corpo devem buscar atendimento.

Já os pacientes com comorbidades (diabetes, pressão alta, doenças do rim, fígado, coração, pulmão, autoimunes, idosos acima de 65 anos, e crianças de até 2 anos), que estejam entre o primeiro e o quinto dia de sintomas serão encaminhados para a UPA devido a necessidade de confirmação diagnóstica e estratificação de gravidade.

Além disso, os pacientes com período de sintomas superior a 6 dias, e que permanecem com sintomas leves, devem buscar atendimento em sua Unidade de referência para agendamento do exame Dengue IgM e IgG, através do Laboratório Central do Estado do Paraná – Lacen.

Todas as medidas adotadas visam principalmente o atendimento ágil e eficaz em casos de controle de doença, bem como o cuidado precoce com os casos de Dengue Grave.

Para mais informações, procure sua Unidade de referência.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA