Um novo alerta laranja de tempestade no Paraná vai atingir mais de 140 cidades nesta quinta-feira (23). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu o aviso.
De acordo com o Inmet, pode haver chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia em 149 cidades do estado. O alerta laranja de tempestade no Paraná, válido até às 18h desta quinta-feira, também indica ventos intensos de até 100 km/h.
Além disso, as cidades do Paraná estão sob risco de queda de granizo. Com o alerta, ainda pode ocorrer corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
Alerta laranja de tempestade no Paraná
As áreas afetadas nesta terça-feira no Paraná, segundo o Inmet, são Centro Ocidental, Noroeste, Sudoeste, Oeste, Sudeste e Centro-Sul.
Em caso de rajadas de vento, a recomendação do Inmet é para a população não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.
Além disso, entre os avisos do instituto, estão não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Aviso meteorológico @simeparpr / @aerpradioetvpr / @aenparana / @defesa.civil.parana.oficial
Quinta-feira (23)
Intensa frente fria se desloca rapidamente pelas regiões Oeste, Sudoeste, Noroeste, Centro e Sul e causa pancadas de chuva intensas, muitos raios e rajadas de vento fortes, acima de 60,0 km/h.
A frente fria mantém o tempo instável com ocorrência de chuva na madrugada e manhã, enquanto uma forte massa de ar frio avança na retaguarda do sistema frontal e derruba as temperaturas em todas as regiões. O frio será ainda mais rigoroso devido ao vento moderado e constante que vai predominar do sul do continente. Não esfria muito no litoral na sexta porque vai ficar encoberto e com chuva.
Em caso de emergência, acione o @bombeirosparana (193) ou a @defesa.civil.parana.oficial (199).