O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), informou que irá realizar a entrega das obras de revitalização da Avenida Victor Ferreira do Amaral nesta sexta-feira (28). O projeto teve início em janeiro de 2023.
A informação foi dada durante uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira (24), na sede da prefeitura, durante a cerimônia de criação de uma secretaria extraordinária para realização de parcerias público-privadas e concessões.
A avenida é considerada uma das mais importantes da capital e é responsável por fazer a ligação entre Curitiba e os municípios de Pinhais e Piraquara. O prefeito falou sobre a inauguração do trecho.
O local conta com 3,8 quilômetros de intervenções, divididas entre as duas pistas. O projeto em questão conta com a implantação de uma faixa extra por sentido dedicada ao transporte público que irá auxiliar as linhas de ônibus da região.
A avenida também receberá novas calçadas, ciclovia, reforma e ampliação de pontos de estação-tubo, iluminação, sinalização viária e arborização, além do novo sistema de drenagem. O prefeito também anunciou a ampliação de um viaduto que liga Curitiba a Pinhais.
No dia 3 de abril, a prefeitura irá realizar uma reunião pública para apresentar detalhes das obras do viaduto, além de duas novas pontes sobre o Rio Atuba. O novo viaduto terá 155 metros de comprimento e 25 metros de largura, com três faixas de rolamento em cada sentido.
Cada ponte sobre o Rio Atuba terá 35 metros de comprimento e 13,4 metros de largura, com duas faixas de rolamento, barreiras de proteção e um passeio de 2,88 metros para pedestres. O pacote incluirá uma rotatória e o sistema viário complementar ao viaduto e às pontes.
O projeto viário integra o Novo Inter 2, que tem como objetivo ampliar o sistema de mobilidade pelo transporte coletivo em Curitiba. As obras começarão em 31 de março e o investimento será de R$ 68,7 milhões, segundo a prefeitura.