Dia da Pizza: entenda a origem da data. Qual Pizzaria você indica na sua Cidade.

505

Saiba qual é o sabor de pizza predileto dos brasileiros e outras curiosidades sobre o consumo deste prato típico italiano

Em 10 de julho é celebrado o Dia da Pizza no Brasil. A data surgiu após um concurso cultural de melhor pizza, realizado pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo em 1985. O evento teve tanto sucesso que deu origem a essa data especial, que até hoje movimenta o comércio do setor com muitas promoções não apenas em São Paulo, mas em todo o país

Como a pizza chegou no Brasil?
Como uma opção de alimento mais rápido e barato, a pizza chegou no Brasil no início do século XX com os imigrantes italianos e logo conquistou o paladar dos brasileiros.

Atualmente são produzidas no Brasil mais de 3 milhões de pizzas por dia, com uma média de produção de 2.630 unidades por minuto, segundo estudo da Apubra, Associação Pizzarias Unidas do Brasil. Só em São Paulo, o mesmo estudo mostra que a produção soma 870 mil pizzas por dia.

Quais são os sabores de pizza prediletos dos brasileiros?
O sabor de pizza que lidera os pedidos dos brasileiros é a calabresa, representada por 38,2% dos pedidos das 203 pizzarias que participaram do estudo “Perfil Profissional, Pizza e Panorama do Mercado”, realizado pelo evento Fispal Food Service entre os dias 13 e 16 de junho deste ano.

Além da calabresa, os sabores de pizza que lideram a preferência dos brasileiros são:

1º lugar: calabresa (38,2%)
2º lugar: muçarela (16,2%)
3º lugar: margherita (13,2%)
4º lugar: portuguesa (10,3%)
5º lugar: frango (4,9%)
O estudo também aponta que as pizzarias estão mais preocupadas em atender a demanda de consumidores adeptos a dietas mais restritivas, com a oferta de opções veganas e vegetarianas, que já compõem o cardápio de 55% dos estabelecimentos pesquisados.

Quais estados mais consomem pizza?
O mercado brasileiro de pizzaria teve um crescimento de 499% nos últimos dez anos, segundo levantamento da Apubra. Neste cenário, São Paulo se destaca como a “capital da pizza” ao registrar um crescimento acumulado de 337%, passando de 467 (2012) para 2.866 (2022) estabelecimentos ativos.

O estado, que aparece em primeiro lugar no ranking nacional, com 28% de pizzarias em operação, é seguido pelo Rio de Janeiro (10%) e Minas Gerais (9%).

Como os brasileiros costumam pedir pizza?
Os aplicativos de delivery se tornaram a principal escolha do brasileiro na hora de pedir a pizza, segundo estudo feito pela VR, empresa de benefícios de alimentação, em parceria com o Instituto Locomotiva, em 2022.

Entre as formas de pedir a pizza se destacam:

Aplicativos de delivery (60%)
Pedidos por WhatsApp (48%)
Pedidos por telefone (34%)
Direto no balcão (27%)

É no dinheiro ou cartão?
Na hora de pagar a pizza, outro estudo realizado pela VR mostra que os principais meios de pagamento são:

vale-refeição (57%)
cartão de crédito (56%)
cartão de débito (49%)
Para 76% dos respondentes da pesquisa, o sábado ainda é o dia preferido para fazer o pedido, seguido pela sexta-feira, escolhido por 59% dos entrevistados.

Qual Pizzaria você indica na sua Cidade?

Tem promoção no Dia da Pizza?

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA