Na década de 1930, um receptor de rádio tinha o tamanho de uma geladeira duas portas e custava o equivalente a oito mil reais, em valores de hoje. O ano é 1932 e as emissoras de rádio são autorizadas a veicular propagandas. E Curitiba conta com a terceira emissora de rádio do país, a Rádio Clube Paranaense.

Com a autorização recém-conquistada, surge o novo modelo de negócios: a Agência Macedo e Companhia, de Hermes Macedo, que na época tinha 18 anos, é a primeira a oferecer patrocínio exclusivo para um programa de rádio. O detalhe é que a Agência Macedo não era uma agência de publicidade e propaganda. O negócio consistia em comprar carros usados, desmanchá-los e revender as peças.

Visto com os olhos de hoje, o formato pode parecer uma startup, em uma época que só carros importados circulavam no país, foi o primeiro comércio no Paraná a importar autopeças. Até porque, depois de 1929, com o crash da bolsa de Nova Iorque, importar se transformou em algo quase impossível.

Foi com a Agência Macedo que pensou-se em um departamento comercial, encarregado de criar e vender comerciais para anunciantes. Esta é uma das várias histórias do livro 100 anos de criatividade.

Mais informações estão no site: propr100.com.br

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