Sanepar alerta para falsos sites com o nome da Companhia

220

A Sanepar emitiu um alerta avisando a população de que criminosos estão criando sites em que usam o nome da Companhia, com variações, para enganar os clientes e obter pagamento de contas.

Os suspeitos usam falsos boletos ou contas bancárias pessoais e a Sanepar orienta que os paranaenses redobrem os cuidados e a atenção ao buscar na internet os canais da Companhia.

A Sanepar registrou o caso na Polícia Civil para as investigações e reafirma que os episódios de fraude não se referem à invasão nos canais da Companhia de Saneamento, que são seguros e confiáveis. São sites falsos que simulam os da Sanepar.

Veja como não cair nos golpes

A Sanepar não envia QR Code ou chave PIX para pagamentos via PIX pelo WhatsApp ou SMS. O QR Code fica disponível apenas em faturas.

Ao fazer pagamento via PIX o cliente deve sempre conferir se o destinatário é a Cia de Saneamento do Paraná – Sanepar, CNPJ 76.484.013/0001-45.

Evite clicar em links patrocinados que podem levam a sites falsos e induzir os clientes a ficarem suscetível a fraudes.

Desconfie de mensagens dando desconto por pagamento via PIX. Na dúvida, entre em contato com a Sanepar pelos canais oficiais.

O que fazer se cair no novo golpe?
Caso tenha sido vítima de um golpe em que os criminosos se passam por empresa, é possível entrar em contato com a instituição financeira de destino.

O Banco Central criou um mecanismo conhecido como bloqueio cautelar. Com a medida, a instituição pode fazer um bloqueio preventivo da conta da vítima por 72 horas.

Outra medida é registrar boletim de ocorrência na delegacia de polícia, munido de todos os documentos que comprovem o golpe do PIX. Em seguida, envie o boletim à instituição financeira a fim de abrir uma contestação administrativa para o ressarcimento do banco.

Canais oficiais da Sanepar:

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA