Parque dos Dinossauros abre exposição inédita em Pinhais

1020

Foi inaugurado nesta sexta-feira (8) a terceira edição do Parque dos Dinossauros de Pinhais. Com espécies aquáticas, criadas pelo artista Jonas Correa, a exposição deste ano é batizada de Jurassic Aqua e faz parte da programação de aniversário de Pinhais. O primeiro dia de visitação também foi voltado especialmente para as pessoas com deficiência, incluindo crianças autistas, idosos e famílias atípicas. A instalação ao ar livre está aberta a visitas até o dia 17 de março, no Parque das Águas, com entrada gratuita.

A abertura oficial da exposição contou com a visita dos alunos especiais da Escola Municipal Elis de Fátima Zem e da Apae Pinhais. Os primeiros visitantes foram saudados pela prefeita Rosa Maria. “Hoje o dia foi dedicado totalmente a vocês. Cultura e lazer também são qualidade de vida, é saúde emocional, e no nosso município temos cuidado com muito carinho de todas as pessoas porque, de fato, elas são prioridade absoluta. Esse é mais um presente dentre muitos outros. As pessoas que aqui vierem, viverão uma grande experiência. Esses 32 anos tem nos inspirado e são vocês, estudantes, trabalhadores, população, que nos inspiram a ter orgulho de Pinhais”, declarou.

Além da prefeita de Pinhais, participaram da cerimônia de abertura da exposição os secretários municipais de Governo, Márcio Mainardes, de Cultura, Esporte e Lazer, Bruno Sítima, de Administração, Vinicius Martins, de Meio Ambiente, Rosana Boeira Ilhéu, de Segurança e Trânsito, Anderson Mendes, do superintendente da Guarda Municipal, Abrantes; o presidente da Câmara Municipal, vereador Marcinho, e os vereadores Arnaldo do Vizinho Solidário, Fabrício Sousa e Tomé; da ex-prefeita e deputada estadual, Marli Paulino, e do ex-prefeito e ex-deputado federal, Luizão Goulart.

Para a gerente de Educação Especial e Inclusão Educacional, da Secretaria de Educação de Pinhais (Semed), Louize Mari da Rocha, o horário dedicado exclusivamente ao público especial é uma preocupação em melhor atender a pessoa com deficiência: “Esse cuidado no atender a família, em compreender a criança, também por ser um dia de semana, que não tem muito movimento, até porque a gente sabe o quanto a exposição chama a atenção das pessoas, principalmente no final de semana, quando o fluxo de pessoas é muito grande, o quanto isso pode interferir diante de uma criança autista. A abertura ‘privilegiando’ este público foi muito bem pensada e realmente as crianças amam estar aqui para ver os dinossauros.”

As esculturas realistas podem ser vistas e tocadas durante o percurso instalado na pista de caminhada do Parque das Águas, através do portal personalizado por onde os visitantes começam o passeio. Além das espécies já conhecidas do público em outras edições, desta vez será possível avistar dinossauros aquáticos dispostos nas margens e também nos lagos. Outra novidade deste ano é a “Casa Fundo do Mar”, logo na entrada do parque, que convida para uma experiência imersiva recheada de informações e arte.

Juliana e André são pais do João Pedro, do Antony e do Daniel, uma das primeiras famílias a comparecer na estreia da exposição. Mãe de criança autista, Juliana aproveitou o dia especial para vivenciar o passeio em família. “Soubemos do horário especial, e para eles está sendo uma experiência maravilhosa, porque eles amam dinossauros, ar livre, correr, brincar. É agitado”, brinca.

O secretário de Governo, Márcio Mainardes, reforça que a exposição é mais uma entre outras comemorações dos 32 anos de Pinhais: “São muitas atividades que estamos fazendo, são muitas secretarias envolvidas. Toda a exposição é inclusiva, mas hoje é especialmente voltada para as pessoas com deficiência, idosos, autistas e todos aqueles que são de famílias especiais. Em Pinhais, sempre pensamos nas coisas que nos inspiram. Não está sendo diferente neste ano, nas comemorações do aniversário da cidade. Convidamos a todos a participarem das comemorações.”

Serviço

O Parque dos Dinossauros “Jurassic Aqua” faz parte da programação de aniversário de 32 anos de Pinhais. A exposição vai até o dia 17 de março, no Parque das Águas, de segunda a sexta das 8h30 às 12h e das 13h às 19h, e aos sábados e domingos das 8h30 às 19h. A entrada é gratuita. Endereço: Rod. dep. João Leopoldo Jacomel, esquina com a Estrada Ecológica.

Confira a programação completa do aniversário de Pinhais no site.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA