A plataforma de inteligência artificial LuzIA, fundada na Espanha, chegou ao Brasil nesta quarta-feira (19). O serviço agora pode ser chamado pelo número +55 11 97255-3036. A plataforma permite a transcrição de áudios no Whatsapp.

A LuzIA responde a pedidos via texto simples por meio do modelo de linguagem do ChatGPT, o GPT-3.5, e cria imagens a partir da IA geradora Stable Diffusion. A plataforma também transcreve áudios de até 10 minutos com o uso do Whisper, da OpenAI, a criadora do ChatGPT.

A principal novidade da LuzIA no Brasil é a capacidade de ter o contato inicial em português. Para evitar fraudes, a conta original de LuzIA tem número verificado no WhatsApp, com selo verde ao lado do nome.

Segundo a empresa, os comandos enviados pelos usuários são processados de forma anônima pela inteligência artificial e usados para treinamento sem o nome e número de telefone da pessoa.

Como fazer transcrição de áudios no WhatsApp

Para ativar a função de transcrição de áudio, basta enviar um áudio a LuzIA. A resposta com o conteúdo em texto é automática. A funcionalidade é útil, por exemplo, para ouvir mensagens faladas durante reuniões.

A geração de imagens é acionada pela palavra “imagine.” LuzIA pede um momento para criar a ilustração pedida e então envia um arquivo. A imagem, de baixa fidelidade, vem com selo de origem da IA.

“A LuzIA é pensada na simplicidade de uso, não sendo necessário que as pessoas decorem comandos específicos para usá-las”, diz Higes à reportagem.

A plataforma está disponível em 40 países e reuniu 3,5 milhões de usuários, de acordo com a própria empresa.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA