Clique aqui e assine

Rede social do Curitibano foi reclamar das paredes e piso umido neste domingo dia 03 de setembro, veja os motivos abaixo.

Pisos, paredes, eletrodomésticos e demais objetos encharcados e vertendo água. Quem nunca passou com um dia de umidade assim, né? Passa pano daqui, enxuga dali e nada adianta. Mas saiba que isso tem solução, e é bem simples, de acordo com os físicos.

A umidade elevada com as altas temperaturas causa o problema. O professor de física Fábio Gomes Miranda afirma que a situação ocorre com frequência, mas não com essas proporções e que a situação do tempo influencia.

– O fenômeno ocorre diariamente, só que em pequenas proporções. Onde vemos apenas uma parede mofada ou um canto da casa um pouco úmida Para que isso ocorra é necessária certa condição climática, ou seja, estamos sobre uma influência de uma massa de ar quente e com uma umidade relativa de quase 100 %. Então, o ar quente e úmido entra e ao tocar o piso frio ocorre a condensação da água, onde se tem a impressão de as paredes e pisos suarem excessivamente – aponta o professor.

Dicas para resolver o problema da umidade
De acordo com o professor, existem algumas medidas que podem ser tomadas para amenizar ou acabar com o transtorno. São soluções fáceis e simples, com utensílios que se encontra em grande parte das casas.

– Por mais que se passe um pano seco, logo em seguida a área vai estar molhada novamente. Para secar essa água no piso basta abrir portas e janelas e arejar bem o ambiente e para acelerar o processo é só usar um ventilador para fazer com que essa água condensada passe a evaporar naturalmente, pois se for tentar secar com pano vai passar nervoso, pois logo em seguida vai condensar mais vapor – conta.

Já em caso de dias de chuva, não tem muito o que fazer, a não ser que você tenha um daquele desumidificadores, sabe? Caso o acabamento na sua casa não tenha sido feito com materiais impermeabilizantes a água vai acumular e a saída é esperar a chuva passar um pouco para ventilar bem a residência. Ah, e atenção: donos de imóveis com umidade também precisam estar atentos ao mofo.

Áreas mais propícias à umidade
O problema pode acontecer em qualquer lugar, afinal depende muito das condições climáticas. Muitas cidades, principalmente no Sul do Brasil, estão propícias a sofrer com os reflexos da umidade, por conta das condições geográficas.

Piraquara, por exemplo, é de uma região que pode ter maior incidência, não é nem por ter muitas encostas, mas pelo fato de que estamos cercados por vários rios e afluentes, então a água evapora muito e torna o ar mais úmido – afirma.

Clique aqui e assine

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA