A prefeita de Pinhais, Rosa Maria, assinou decreto (nº 731/2023) nesta segunda-feira (17) que estabelece horário especial de expediente durante os jogos da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo Feminina de 2023.

A decisão é inédita no Paraná, colocando Pinhais como a primeira cidade do estado a implementar o ponto facultativo nas repartições públicas municipais, nos dias em que houver jogos da equipe brasileira na competição.

A Copa do Mundo será realizada na Austrália e Nova Zelândia e ocorre entre os dias 20 de julho e 20 de agosto. A estreia da seleção brasileira feminina ocorre no próximo dia 24, contra o Panamá. A equipe está no Grupo F, que conta ainda com França e Jamaica.

A medida vai ao encontro da adoção do ponto facultativo pelo Governo Federal, que anunciou decreto sobre o tema na última sexta-feira (14). A portaria do Ministério da Gestão e Inovação permite os horários especiais aos servidores federais.

O documento, disponível no Diário Oficial do Município, informa que: Quando a partida tiver início às 7h o expediente começará às 10h; e quando a partida tiver início às 8h o expediente começará às 11h.

O decreto também define que os serviços essenciais deverão funcionar, mediante a organização de escalas pelos setores competentes.

A Secretaria Municipal de Educação publicará portaria para dispor sobre o funcionamento das atividades nos horários dos jogos, considerando as programações já previamente estabelecidas.

A prefeita Rosa Maria destaca que a iniciativa tem o objetivo de dar a dimensão da importância que precisamos dar à cultura do futebol feminino no Brasil: “É muito comum a valorização, o prestígio, o orgulho ao futebol masculino, por que não darmos essa importância aos jogos daquelas mulheres tão valorosas, que tem a mesma dedicação, o mesmo comprometimento? Tenho certeza que elas vão fazer bonito, representando o país, por isso peço que homens e mulheres nos juntemos para valorizar as mulheres da seleção brasileira.”

Jogos da Seleção

A estreia do Brasil na Copa do Mundo Feminina acontecerá no dia 24 de julho, uma segunda-feira, às 8 horas (horário de Brasília), contra o Panamá. A partida correrá no Hindmarsh Stadium, em Adelaide. O segundo jogo será no sábado, dia 29 de julho, contra a França, às 7 horas, no Sidney Football Stadium, em Sidney. Na última rodada da primeira fase, o Brasil joga contra a Jamaica, no dia 2 de agosto, quarta-feira, às 7 horas, no Melbourne Rectangular Stadium, em Melbourne.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA