INSS convoca milhares de beneficiários para fazer prova de vida; saiba quem precisa fazer

580

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a convocação de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios de longa duração para fazer a prova de vida anual. Desde o início de 2023 a maior parte das pessoas que passam por este tipo de checagem são gerenciadas pelo INSS, que faz primeiro uma análise prévia com cruzamento de dados dos beneficiários em diversos órgãos do governo. Se for possível comprovar que a pessoa continua viva, ela não é convocada a realizar a prova.

Silvana Bernardino, gerente executiva do INSS de Curitiba, pontua que não há ainda números de quantas pessoas no Paraná precisam comparecer e que para saber é preciso estar atento ao aplicativo Meu INSS ou ao extrato bancário.

No Brasil, são mais de 4 milhões de pessoas nascidas nos meses de janeiro a março que já foram convocadas por estarem a mais de 12 meses sem fazer o procedimento. Apesar do INSS cuidar do processo, o procedimento para realizar a prova de vida deve ser feito primeiramente na agência bancária, como explica Silvana.

No Paraná há ainda os procedimentos da ParanáPrevidência, o que segundo a gerente do INSS não pode ser confundido com as solicitações do INSS.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA